Avisos do blog

AJUDE O BLOG PIX: 21 969019877 (Elizeu Paulino)

AJUDE O BLOG CLICANDO NOS ANÚNCIOS DO GOOGLE

Olá pessoal obrigado por visualizar o blog, ajude o blog clicando nos anúncios assim você estará me ajudando, não precisa comprar apenas clicar é totalmente seguro, obrigado e fique na paz.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Tipos de LEDs

Para aplicações em telas LCD, retroprojetores DLP ou projetores LCD e DLP, o uso de alta potência luminosa é de particular importância. Para as montagens do tipo edge-lit, o uso de LEDs RGB em um único encapsulamento representa economia e versatilidade. Mas ele também poderá ser usado nas montagens full-array.
image009
LED RGB de alta potência. A dissipação de calor é conseguida no próprio chassis onde a montagem é feita.
Uma segunda maneira de se obter um bom backlight de LED é o uso de LEDs vermelho, verde e azul separadamente. No caso dos painéis full array, a montagem terá este aspecto:
image010

Gama de cores:

Os LEDs RGB, sejam do tipo único ou com emissões separadas, apresentam uma característica das mais interessantes: o espectro de emissão na luz visível é bastante uniforme!
lcd-1
Transmitância de luz de LEDS RGB, somada aos filtros de barreira inseridos após os cristais.
Mesmo com a adição dos filtros de barreira à frente dos cristais LCD, as emissões das faixas de Vermelho Verde e Azul são significativamente mais puras do que com o uso de luz fluorescente. O gráfico acima mostra bem este efeito.
Em função disso, outra vantagem do uso de LEDs RGB é imediatamente conseguida: a gama de cores do padrão NTSC é superada em mais de 100%:
image012
Note no diagrama de cromaticidade acima que se o LED branco (White LEDou LED com camada de fósforo no domo) ou a luz fluorescente (CCFL) estivessem em uso, a extensão da crominância seria notoriamente limitada e inferior. Na prática, isto significa que, com o uso de LEDs RGB existe maior chance de se conseguir uma imagem colorida natural e o mais próxima possível da imagem real capturada.
Os LEDs RGB têm faixas de emissão de luz que ocupam as diferentes regiões do espectro visível, de maneira uniforme, conforme mostra o diagrama de cromaticidade a seguir:
image013Outra abordagem, ainda mais sofisticada, é aquela proposta pela Sony, com o nome Triluminos®, onde se usa um conjunto emissor RGB composto de quatro LEDs (2 verdes somados a vermelho e azul), conforme a ilustração a seguir:
image014O espectro de emissão, neste caso, atinge a um nível superior ao conseguido com LEDs RGB convencionais, conforme mostra o gráfico a seguir:
lcd-2
Uma tecnologia relativamente recente foi desenvolvida pela Luminus, chamada de PhlatLight LED, com aplicações tanto em telas LCDs quanto em microprojetores, retroprojetores e projetores DLP:
image016A aplicação nos backlights do tipo edge-lit é mostrada a seguir:
image017
O uso de backlights com LEDs nas telas LCD é acompanhada de uma série de outros melhoramentos, que se beneficiam das características elétricas e de iluminação dos mesmos, mas isto só será visto no artigo a seguir. Por favor,