Avisos do blog

AJUDE O BLOG PIX: 21 969019877 (Elizeu Paulino)

AJUDE O BLOG CLICANDO NOS ANÚNCIOS DO GOOGLE

Olá pessoal obrigado por visualizar o blog, ajude o blog clicando nos anúncios assim você estará me ajudando, não precisa comprar apenas clicar é totalmente seguro, obrigado e fique na paz.

domingo, 6 de março de 2011

Michael Faraday: Origem: Londres, Inglaterra Nascimento: 22-09-1791 Morte: 25-08-1867

Físico e químico inglês que descobriu o fenómeno da indução electromagnética, abrindo as portas ao aparecimento de geradores e motores de energia eléctrica e à expansão da electricidade industrial.



Michael Faraday foi um autodidacta, tendo sido nomeado assistente por Humphry Davy, eminente cientista que leccionava na Royal Institution da Grã-Bretanha.
Este antigo encadernador cria em 1821 um campo magnético à volta de um condutor e repete a experiência de Hans Christian Ørsted no seu laboratório na Royal Institution. Ele descobre que a electricidade pode produzir um movimento rotativo, conclusão que o leva a construir um dos primeiros motores eléctricos primitivos.
Em 1831, dez anos mais tarde, Faraday observa experimentalmente que uma corrente num determinado circuito pode excitar outra corrente num segundo circuito quando a corrente inicial é alterada, princípio que é a base da lei da indução de Faraday. Introduzir um íman dentro de uma bobina fazia com que esta acusasse a presença de uma corrente eléctrica. Faraday imaginou então que para obter uma corrente contínua num fio condutor bastava que este se movesse ininterruptamente próximo do íman, processo que corresponde ao princípio do Dínamo. Outra verificação importante, foi a de que a intensidade da corrente induzida, depende da velocidade com que o íman (ou bobina) se aproxima, ou se afasta, do circuito desligado e que o sentido da corrente induzida é invertido quando o íman se aproxima ou se afasta.
Em 1833, este cientista faz experiências no campo da electroquímica e formula as suas leis da Electrólise, que permitem perceber a forma de funcionamento da decomposição electroquímica dos elementos.
Em 1837 Faraday descobre que conforme a qualidade do metal isolante num circuito eléctrico, assim varia a quantidade de carga que um condensador pode receber de uma fonte mantida a uma diferença de potencial constante. Ele conclui também que o condensador recebe menos carga quando há vácuo entre as suas placas. À proporção de carga que um condensador pode receber denominou capacidade eléctrica. Por isso, e em sua homenagem, a unidade de capacidade é denominada farad.
Michael Faraday vai desenvolver em 1838 a primeira teoria geral da electricidade com base no seu modelo de linhas magnéticas de indução. Ele também descobre aquilo que é vulgarmente conhecido por "espaço negro de Faraday" perto do cátodo de um tubo de Crookes, o que acontece quando uma corrente eléctrica é feita passar através de um gás presente num tubo parcialmente evacuado.
Em 1845, Faraday descobre que o plano de polarização da luz que atravesse um vidro é afectado por linhas de força magnética, um indício claro de que o magnetismo e a luz estão relacionados. O fenómeno produzido por este cientista ficou conhecido por efeito ou rotação de Faraday. Nesse mesmo ano, Faraday descobre formas ainda não identificadas de magnetismo no bismuto, no vidro e em vários outros materiais, e que ele apelida de diamagnetismo.
No ano seguinte, este cientista sugere num curto ensaio que a luz poderá ser um fenómeno electromagnético, intuição que não perpassara a intuição de outros estudiosos deste fenómeno, como o próprio Isaac Newton.

Fonte