Avisos do blog

AJUDE O BLOG PIX: 21 969019877 (Elizeu Paulino)

AJUDE O BLOG CLICANDO NOS ANÚNCIOS DO GOOGLE

Olá pessoal obrigado por visualizar o blog, ajude o blog clicando nos anúncios assim você estará me ajudando, não precisa comprar apenas clicar é totalmente seguro, obrigado e fique na paz.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Chave 127/220V Automática.


Este circuito comuta a tensão de entrada de um transformador de modo automático, conforme a rede em que for conectado, seja de 110 V ou 220V. O circuito foi projetado para ser usado com transformador com enrolamento primário único com derivação para duas tensões. Com o uso de um relê de contatos duplos reversíveis, pode ser adaptado para funcionar com transformador de duplo primário, do tipo que tem os enrolamen-tos ligados, em série ou paralelo, conforme a tensão de entrada.
O funcionamento é simples de ser entendido: o trimpot ajusta o ponto de disparo do SCR de modo que ele fique acima de 110V, porém abaixo de 220V.
Se a tensão de entrada for menor que 220V, ou seja, 110V, o SCR se mantém desligado e com isso o relê aplica a tensão da rede na derivação de 110V do transformador.
Se a tensão de entrada for maior que 110V, ou seja, 220V, o SCR dispara e o relê fecha seus contatos
aplicando a tensão da rede de energia na entrada de 220V do enrolamento primário do transformador.
A ação do circuito é muito rápida, logo a comutação impede que o aparelho alimentado sofra algum dano, mesmo se por um instante a tensão de entrada for maior do que a ajustada.
Nas figuras temos o diagrama completo do aparelho e também o modo de fazer sua adaptação para um transformador de enrolamento duplo.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Transmissor de Ondas Curtas.


Saudações a todos, hoje começamos um no marcador "ondas curtas" com ele volto ao tempo da década de 80 em que fiz o meu primeiro curso de eletrônica e me amarrava em ondas curtas e de lá pra cá deixei, foi ficando no esquecimento, mas agora resolvi voltar a esse assunto pois tenho um rádio de 12 faixas em casa que mal usava, vou procurar na net alguma forma de ampliar sua recepção com uma antena externa e assim voltar a curtir as ondas curtas, vlw.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Aos Amigos Que Me Seguem No Blog.

Agradeço de coração por aqueles que me seguem e gostaria de compartilhar com todos as nossas postagens, caso você amigo que tem um blog no blogspot me mande um link via comentário para que eu possa também lhe seguir e assim compartilharmos informações diversas, obrigado a todos.