Avisos do blog

AJUDE O BLOG PIX: 21 969019877 (Elizeu Paulino)

AJUDE O BLOG CLICANDO NOS ANÚNCIOS DO GOOGLE

Olá pessoal obrigado por visualizar o blog, ajude o blog clicando nos anúncios assim você estará me ajudando, não precisa comprar apenas clicar é totalmente seguro, obrigado e fique na paz.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Google faz homenagem a Robert Noyce


Robert Norton Noyce, também conhecido como Bob Noyce (Burlington12 de dezembro de 1927 — Austin3 de junho de 1990), foi um físicoestadunidense.
Inventor do microchip, e co-fundador da Intel Corporation.
Percebeu que seria interessante a manipulaçao do silício, a fim de criar uma estrutura integrada, onde transistores e circuitos elétricos pudessem fazer parte de um todo, criando assim o circuito integrado.

Steve Jobs e Robert Noyce



sábado, 10 de dezembro de 2011

Então é natal.

Dezembro é sinal de luminosidade em toda cidade, pra que gosta de luzes e deseja montar pisca pisca diversos estilos vou postar vários circuitos desse tipo.

Então o primeiro: Dança de leds.





  • Monte o circuito em uma boa qualidade PCB ou placa comum.
  • Os ICs devem ser montados em suportes.
  • A velocidade dos LEDs dança pode ser ajustado pela variação R2 POT.
  • O capacitor C1 deve ser avaliado 15V.
  • Usando LEDs de cores diferentes poderia produzir um melhor efeito visual.



Diversos projetos eletrônicos

http://www.circuitstoday.com/

O link mencionado acima é de onde e existe até muitos outros vem uma boa parte dos circuitos aqui postados, recomendo que a galera possa dar uma olhada, eu recomendo usar o google pois ele traduz automaticamente a página, abraços a todos e obrigado.

Amplificador TDA2052

Clique para ampliar.

Amplificador com TDA2052



O sistema de áudio usar três TDA2052 chips e 5 colunas (um woofer, dois tweeters e dois midranges). 
Para este sistema de áudio que precisamos dupla fonte de alimentação de 20 volts e cinco volts para fornecer o suporte por função. 
Para a entrada do áudio todos os IC chip é colocado um filtro de áudio para filtrar o sinal de áudio para alto-falantes usados ​​(passa-baixa para o woofer, passagem elevada para médios e tweeters) 
O subwoofer reproduz a 20-300 faixa de freqüência Hz, 300 Hz, enquanto o restante a 20KHz são enviados para dois separados canais com efeito estéreo. 


Principais características do amplificador IC TDA2052 são: alta potência de saída, ac proteção de curto-circuito, desligue térmica para baixo de proteção, proteção ESD, Mute/Stand- por função. 


Observe que ele usa uma fonte +20,0 e -20 simétrica. 
Também tem uma alimentação de +5Volts

domingo, 4 de dezembro de 2011

Tutorial de cálculo valor de resistor para led


 A pergunta básica era: Como ligar um LED em 127 ou 220Vac (note bem: Corrente Alternada)? Ou simplificando mais ainda, na tomada... Como calcular o valor do resistor limitador?
   Primeiro precisamos definir direitinho as coisas. Na tomada ai da parede temos Corrente Alternada, ou seja uma tensão que alterna a sua  polaridade (+ - + - + - ...) em 60 vezes por segundo. É por isso que todo e qualquer aparelho elétrico você vai ver em sua plaqueta identificadora marcado: 60Hz. Note bem, no Brasil o sistema elétrico é padronizado em 60Hz. Na nossa vizinha Argentina eles usam 50Hz. Cito isto apenas pra lembrar que sempre irei citar 60Hz por aqui, que é o nosso caso.
   E os Leds trabalham com Corrente Continua, ou seja uma tensão que não troca de polaridade durante o tempo, mas quem gera corrente continua? Pilhas e baterias, entre outras coisas que não convém ao caso agora.
  Calcular o resistor limitador é uma dúvida muito simples mas que assombra muita gente por ai. Vou ser Prático e direto, sem muita embolação. Tudo o que precisamos saber são duas fórmulas básicas da Lei de Ohm.
R = V / I  e  W = V * I
   E qual a tensão e corrente do LED (ou associação de LEDs) que será utilizado e a tensão que irá alimentar o LED ou conjunto deles.
   Vamos supor um único LED branco, e uma tensão de 127Vcc (note bem: Corrente Continua! para usar o led em CorrenteAlternada, leia este texto todo, eu explico mais no final como fazer isso). O LED Branco que iremos usar nos cálculos, como exemplo, precisa de 2.78V a 10mA para funcionar. Partindo disso então, a primeira coisa a fazer é descobrir quanto volts precisamos "jogar fora".
127 - 2.78 = 124.2V
   Logo precisamos dissipar 124.2V, sob uma corrente de 10mA. Substituindo os valores na primeira fórmula (R=V/I), iremos descobrir o valor do resistor necessário para absorver esses 124.2V:
124.2 / 0.01 = 12420 Ω
Ou 12K aproximando para um valor comercial que vamos encontrar no balcão das lojas.
   Agora que sabemos o valor do resistor, precisamos saber qual a potencia dissipada a fim de calcular a potencia do resistor utilizado. Para isso utilizaremos a segunda fórmula (W=V*I):
124.2 * 0.01 = 1.24W
   No caso, por segurança utilizaremos um resistor com o 1,5 ou 2 vezes a potencia necessária, um resistor de 2W atende perfeitamente.
   Logo o circuito fica como abaixo:
   Isto foi para um único LED, mas e para uma associação? Simples, se for ligar os LEDs em série, multiplique a tensão de um único LED pela quantidade usada, ex. 15 LEDs brancos: 2.78 * 15 = 41.7V 
   Quando colocamos os LEDs em série a corrente circulante se mantêm no valor de um único LED, no caso 10mA.
   Se fossem em paralelo seria o inverso, a tensão se manteria nos 2.78V mas corrente seria multiplicada por 15, sendo 150mA.
   Com isso percebe-se que cada arranjo tem suas vantagens e desvantagens.
   Em Série:
   - Corrente mantida em níveis baixos
   - Potencia dissipada no resistor limitador será baixa
   - Queimando um LED o conjunto todo apaga
   - Tensão de alimentação mais elevada
   Em Paralelo:
   - Corrente será alta
   - Potencia dissipada no resistor limitador será ALTA
   - Queimando um LED os demais permanecem acessos (mas com corrente em excesso).
   - Tensão de alimentação mais baixa
   Cabe avaliar qual perfil se encaixa melhor. Para alimentar um grupo de LEDs com uma bateria de 12V por exemplo, o mais recomendável seria em paralelo. Mas pode-se utilizar um arranjo misto de série/paralelo, por exemplo colocando Os LEDs em série de 2 em 2 e depois tudo em paralelo.
   Mas o circuito acima tem um porém. O LED precisa de Corrente Contínua para funcionar e não pode ser ligado emCorrente Alternada. Um LED suporta muito pouca tensão reversa em sua junção, essa tensão situa-se por volta de 4 ou 5V, portanto há risco de se queimar um LED ligando-o invertido com uma tensão acima deste patamar. E como a CorrenteAlternada muda de polaridade 60 vezes por segundo o led estará ligado em polaridade invertida 30 vezes num segundo.
   Uma adaptação que fiz para este circuito e funciona muito bem é a mostrada abaixo, a qual já inclusive utilizei no projeto de minha estação de solda do primo pobre.
   O diodo incluído no circuito vai constituir um retificador de 1/2 onda (no link ai da wikipédia, half-wave, não temos esta pagina em português ainda), descartando os semi-ciclos negativos da Corrente Alternada. Este diodo tem o pequeno inconveniente de acrescentar uma queda extra de 0,7V no circuito. Assim se for calcular o resistor para uso em CorrenteAlternada, não se esqueça de somar 0,7V a tensão do(s) Led(s), ou marcar a caixa "Led em AC, acrescentar 0,7V do diodo". 
   O capacitor eletrolítico serve para dar uma "aplainada" na tensão pulsante resultante da retificação de 1/2 onda, pois sem ele você vai perceber a luminosidade do LED cintilando devido aos 60hz da rede elétrica. Se você não se importar de ver o LED cintilando, pode omitir o capacitor e o resistor de 220R.
   A tensão deste capacitor deverá ser compatível com a tensão do led ou associação destes. Ex.: Se fosse usar apenas um led azul, a tensão deste é de cerca de 2.76V. Um capacitor de 6,3V estará de bom tamanho. Se fossem 4 leds azuis a tensão seria de 11V, um capacitor de 16V estará de bom tamanho.
   Assim sendo, sempre use a tensão do capacitor um pouco acima da tensão máxima do led ou associação destes. Obs.: Raramente você irá encontrar capacitores com isolação menor do que 16V. Tensão de isolação maior não faz mal, apenas que o capacitor tende a ter um tamanhos físico maior, ocupando um espaço maior.
   Uma pergunta inevitável é: Mas eu não tenho o datasheet, qual a corrente do led?
   Bom... ai vale o bom senso.
   Led de 3mm difuso, use algo entre  4 e 7mA.
   Led de 5mm difuso, use algo entre 5 e 10mA.
   Led de 5mm de alto brilho  (geralmente são os tipo "cristal") use algo entre 10 e 15mA.
   Lembrando que: Corrente em excesso diminui consideravelmente a vida útil do LED. Assim sendo procure sempre nivelar um pouco por baixo, se o fabricante especifica 10mA, use 8mA por exemplo (a corrente máxima esta disponível no datashet do fabricante), a vida útil de um LED é de 100.000 ou mais horas quando trabalhando dentro do limite máximo de corrente e temperatura especificado pelo fabricante.
   Para os que não quiserem fazer as contas no lápis ou calculadora (apesar de muito simples), abaixo tem um formulário em que você pode fornecer os valores e obter o valor e dissipação do resistor, tudo mastigadinho.
   A calculadora também já irá fornecer o valor do resistor mais aproximado possível dentro da série E12 e indicará o percentual de erro em relação ao valor calculado.

Veja o link e calcule diretamente na calculadora: http://www.py2bbs.qsl.br/led.php

Controlador de nível de água com NE555


Descrição.
Um simples, mas muito fiável e eficaz do nível da água diagrama de circuito controlador é mostrado aqui. O circuito usa 6 transistores, um temporizador NE555 IC, um relé e alguns componentes passivos. O circuito é completamente automático, que começa no motor da bomba quando o nível de água no tanque de cabeça vai abaixo de um nível pré-estabelecido e desliga a bomba quando o nível da água no tanque de cabeça vai acima do nível máximo.
Sonda D é posicionado no nível inferior do tanque, enquanto sondas A, B e C são colocados em níveis cheio, meio e médio do tanque respectivamente. O nível de detecção parte do circuito é construído em torno de transistores Q1, Q2 e Q3. Quando o nível de água estiver abaixo do nível de sondas trimestre A, B e C estão abertas e os transistor Q1, Q2 e Q3 continua OFF. Quando o nível da água sobe e toca as sondas os transistores correspondente fica tendenciosa e interruptores ON. Resistores R1, R2, R3 limitam as bases atuais de transistores, enquanto correspondente resistores R4, R5, R6 limitar a sua corrente de coletor. D1 LEDs, D2 e ​​D3 fornecer uma indicação visível do nível de água atual.
Quando o nível da água estiver abaixo de meio, Q2 transistor fica desligado e seu coletor vai positiva.Coletor de Q2 é conectado à base do transistor Q6 e como resultado transistor Q6 fica ligado.Transistor Q5 será também ON, porque sua base em conectado ao coletor de Q4, que está actualmente a OFF. Como resultado, quando o nível da água estiver abaixo de relé K1 energizado e médio fica a bomba é acionada. O relé é ligado no modo de travamento de modo que mesmo se o nível da água vai acima do nível médio da bomba permanece ON para que o tanque seja completamente preenchido. Para a fiação do relé de travamento em conjunto um modo de N / O contatos é usado.Quando o relé é ativado esses contatos próximos que forma um curto entre coletor e emissor do Q6.Isso faz com que o estado de Q6 irrelevante para o funcionamento do relé eo relé permanece ON enquanto o transistor Q5 é ON. A única maneira de fazer o relé OFF é mudar OFF Q5 e é feito automaticamente quando o nível da água atinge o nível máximo.
Coletor do transistor Q1 está ligado ao pino de disparo (PIN2) do IC1. Quando o nível da água atinge o nível completo do transistor Q1 é ligado. Como resultado seu coletor vai ao nível do solo, que desencadeia o IC1, que é ligado como um monoestável. A saída do IC1 vai alto por cerca de 1S. Isso faz com que o transistor Q4 ON ​​para a mesma hora e transistor Q5, cuja base está ligada ao coletor de Q4 é desligado cortando o fornecimento para o relé. Isso faz com que o motor desligado e continua OFF até o nível da água vai novamente abaixo do nível médio.
Resistor R8 é um resistor puxar para cima para o pino de gatilho do NE555. Capacitor C3 casais do coletor de Q1 para o pino de disparo de NE555 e facilita a borda de disparo sempre que o transistor Q1 vai ON. Um circuito monoestável podem ser feitas borda desencadeada por ligar o sinal de disparo para o pino de entrada de disparo através de um capacitor. Os blocos capacitor DC e passa mudanças repentinas. O circuito usado aqui é denominado como borda negativa desencadeada porque o monoestável é disparado sempre quando o sinal de entrada trigger cai. R10 e R12 limita a corrente de coletor de Q4 e Q5, respectivamente, enquanto R9 e R11 limita a sua base atual. R13 limita a base atual de Q6 enquanto D4 é um diodo de roda livre que protege os transistores de comutação dos transientes de tensão.



As sondas podem ser organizadas como mostrado no diagrama acima. Fios de alumínio isolados podem ser usados ​​como as pontas de prova. As sondas podem ser binded em uma haste de plástico e deve ser erguido verticalmente dentro do tanque. O comprimento dos fios e sondas da haste de plástico de apoio devem ser escolhidos de acordo com a profundidade do tanque. Desde DC é usado no nível de detecção de eletrólise seção irá ocorrer nas sondas e assim as sondas necessitam de manutenções pequenas em intervalos de 1 ou 2 meses. Usando AC na seção de detecção irá elimina completamente a possibilidade de eletrólise e estou atualmente trabalhando em tal circuito. Você pode esperar que em breve.


  • Use 12V DC para alimentar o circuito controlador de nível de água.
  • O relé que usei foi um relé ohm 5V/220 e é por isso que os limites atuais resistor R12 foi adicionado no circuito. Se você usar um relé de 12V então o R12 pode ser curto.
  • Não use um relé que consome 500mA. PN2222 máxima corrente de coletor pode lidar é 600mA.
  • Use fios de alumínio isolados única vertente para a sonda e podem ser organizados no tanque conforme o diagrama arranjo sonda.
  • Use um suporte para montagem NE555.
  • O circuito pode ser montado em uma placa de Perf.
  • K1 deve ser um relé de dois pólos.
  • A corrente de carga, as classificações de tensão do relé deve ser selecionado de acordo com as classificações do motor da bomba.
  • O número do tipo dos transistores usados ​​aqui não são muito críticos e que você pode fazer substituições adequadas se qualquer número de tipos não está disponível.



  • O resistor R13 da fonte pode ficar entre 1200 ohms até 4700 ohms (1k2 e 4k7)


Sirene eletrônica transistorizada


O circuito de sirene eletrônica dadas baseiam-se em um par de transistores complementares consistindo de Q2 e Q3 (BC557 & BC 337) ligado como um oscilador multivibrador astável, que aciona diretamente o transistor Q1 speaker.The é usado para fornecer uma carga completa no capacitor C2 quando a energia é ligada. Quando botão interruptor S1 é pressionado, o capacitor C2 se descarrega lentamente através R8.This resistor faz o circuito a oscilar em uma freqüência baixa, que aumenta a uma alta freqüência e mantidas indefinidamente como o capacitor esteja totalmente descarregada.Quando o P1 interruptor é liberada, a freqüência de saída diminui lentamente à medida que C2 é cobrado à tensão positiva através da resistência R6 ea junção base-emissor de tramsistor Q2. Quando C2 está totalmente carregada à tensão positivo da bateria do circuito pára de oscilar.



  • A 12 V da bateria ou aa bem regulada 12V DC pode ser usado para alimentar o circuito.

  • O S1 switch pode ser usado para ativar o alarme.
  • O interruptor S2 pode ser usado como um interruptor.
  • Você pode experimentar o tom de alarme, usando valores diferentes para C2 e R8.

Gerador de sons


Descrição.
Este é o diagrama de circuito de um gerador de som ding dong com base em dois NE555 circuito temporizador ICs.The é projetado para alternar entre duas frequências ajustável para produzir o som ding dong. O primeiro NE555 (IC1) é fios como um multivibrador astável operacional em 1Hz. A frequência do NE555 segundo (IC2) é modulado pela saída do IC em primeiro lugar. Este é atingido, ligando a saída do IC primeiro para o pino de controle (pin5) do IC segundo. O tom do som depende da freqüência dos IC segundo e o tempo de troca depende da freqüência dos IC em primeiro lugar.



  • Use a bateria de 9V PP3 para alimentar o circuito.
  • POT R4 pode ser usado para ajustar o tom do som.
  • R2 POT pode ser usado para ajustar a mudar com o tempo.
  • IC1 e IC2 devem ser montados em suportes.
  • K1 pode ser um 8 ohms, tweeter 1 / 2 watt

Termômetro Digital

O CI não é barato mas quem não deseja montar seu termômetro digital? 

Um circuito simples termômetro digital com um micro controlador e ter um LED de sete segmentos ler é mostrado aqui. O circuito é baseado em três ICs: CA3162, CA3161 e LM35. CA3162 é um análogo monolítica para digital (A / D) conversor que tem saída BCD. O conversor A / D dentro do IC é um tipo de inclinação dupla com entradas diferenciais. O IC tem um circuito de sincronismo interno e função de retenção. Quando a função é segurar permite que, a saída IC travas-se ao estado atual.CA3161 é uma BCD para sete segmentos monolítica conversor IC. Ele pode acionar diretamente um display de sete segmentos e não há necessidade de resistores limitadores de corrente. LM35 é um de três terminais de precisão do sensor de temperatura IC de semicondutores Nacional. A saída do LM35 é muito linear e tem um fator de escala de 10mV / C. O IC consome apenas 60uA como corrente de espera e é calibrada diretamente em grau Celsius.

  • O circuito pode ser montado em uma placa de vero ou em um PCB.
  • Use 5V DC para alimentar o circuito.
  • R2 POT pode ser usado para ajuste de zero.
  • IC2 e IC1 deve ser montado sobre os titulares.
  • Capacitor C1 deve ser colocado o mais próximo possível aos pinos de alimentação e solo do CA3162.
  • Capacitor C2 poderia ser um tipo de poliéster, enquanto C1 pode ser um capacitor de cerâmica.
  • A fonte de alimentação DC usado para alimentar este circuito deve estar bem regulado e livre de qualquer tipo de ruído.
  • Os números tipo de transistor driver não são críticos e você pode fazer substituições adequadas.
  • Segure função pode ser ativada através da prestação de 6 pinos com 1,2 V usando uma rede divisor de tensão.
  •  IC LM35 é usado para a detecção das temperaturas. A tensão proporcional à temperatura estará disponível no pino 2 do LM35 e esta tensão é acoplada ao pino de entrada de alta (pin11) do CA3162.CA3162 faz o trabalho de converter esta tensão analógico para um formato BCD. R1 POT conectado no pino 13 do CA3162 é usado para ajuste de ganho, enquanto R2 POT pode ser usado para o ajuste ZERO. Capacitor C2 é o capacitor integração do circuito de conversor A / D dentro da IC. O funcionamento do CA3162 é a seguinte, a tensão aplicada ao pino de entrada (pin11) é convertida em uma corrente (usando o construído em circuito conversor V / I) que cobra a integração capacitor C2 para um valor predefinido deles. Então a integração é desconectado do circuito conversor V / I e uma referência fonte de corrente constante é conectada ao capacitor de integração. O tempo necessário para a carga para restaurar ao seu valor original é observado eo número de ciclos de relógio decorridos durante este tempo será uma medida da carga induzida pela tensão de entrada (tensão aplicada ao pino 11). O ponto de restauração é detectado através de um comparador interno, que travas o contador ea contagem é então multiplexados nas saídas BCD e todo o ciclo se repete. O pino de segurar CA3162 (pin6) pode ser usado para a execução do IC em diferentes modos. Quando o pino de espera é aterrada ou deixou em aberto a IC é executado em modo de baixa velocidade (taxa de amostragem é 4Hz). Quando segurar o pino é realizada em +5 V, o IC é executado em modo de alta velocidade ou seja, uma taxa de amostragem de 96Hz. Quando o pino de espera é realizada em um 1.2V fixo, a saída BCD travas para o estado atual. C1 é o poder capacitor de bypass de abastecimento, cuja função é evitar a qualquer barulho se a partir da linha de alimentação.
    A próxima seção do circuito é o BCD para sete decodificador segmento mais seção de driver de vídeo.Para o efeito CA3161 é usado. Os pinos de saída BCD do CA3162 são conectados aos pinos de entrada do CA3161. Transistores Q1, Q2, Q3 terminais anodo comum dos correspondentes exibe sete segmentos. Q1, Q2, Q3 são movidos pelo 4, 3, 5 pinos (pinos motorista dígitos) do CA3162, respectivamente.